Foto: Divulgação
Palestras, workshops, apresentações e experiências. Esses são alguns dos ingredientes presentes no cardápio do Dia Mundial da Criatividade, evento que acontece em Santa Maria no mês de abril. Considerado o maior evento colaborativo de criatividade do mundo, o encontro tem como foco acelerar o desenvolvimento criativo de cada um, para que as pessoas consigam contribuir para um mundo melhor. As inscrições abrem nesta sexta (24) para a comunidade participar e agregar conhecimento.
O evento acontece em 100 cidades ao todo, inclusive em Santa Maria, que será sede inédita do evento entre os dias 20, 21 e 22 de abril.
Cada uma dessas cidades possui seu líder local, especialista responsável por fazer a intermediação entre o evento e a comunidade em geral, atuando na mediação e cerimonial de todas as atividades, fazer curadoria, convidar inspiradores e voluntários, com o objetivo de fazer o evento ser bem sucedido. Aqui em Santa Maria, a líder é a Fabiane Frois Weiler, que possui um currículo recheado: economista, pesquisadora e facilitadora com oito anos de docência no ensino universitário. Também é doutora em Desenvolvimento Regional, especialista em gestão de negócios, licenciatura para educação técnica e tecnológica e pós-doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Sempre engajada com projetos que visam estimular a criatividade das pessoas, Fabiane falou sobre o sentimento em fazer parte deste momento:
– É a primeira vez de Santa Maria no evento, a sensação é de orgulho. No momento que fui selecionada para ser uma líder da organização e ter a chancela de atuar e representar o festival aqui, assumi a responsabilidade e o propósito de aproximar nossa cidade do resto do mundo – afirma.
O evento vai acontecer em diversos pontos da cidade. Esses locais, chamados de anfitriões, são responsáveis pela agenda de atividades de cada dia. A Universidade Federal de Santa Maria, o Shopping Praça Nova, o projeto Mesa Brasil do Sesc, o Studio Porão Criativo, Old School Pub e o Brique da Vila Belga são alguns dos nomes já confirmados no evento.
Os valores do festival são gerar inclusão, diversidade, equidade, sustentabilidade e aprendizado. Além disso, o evento é a oportunidade perfeita para empreendedores mostrarem o seu trabalho.
– Queremos dar palco para todos. Tanto para uma startup consagrada quanto para aqueles que não tem oportunidade de ter visibilidade – conta Fabiane.
Faltando menos de um mês para o início do festival, tudo está em fase de finalização: cerca de 70 inspiradores farão parte do evento. Inspiradores são figuras criativas com histórias, ideias, conteúdos, projetos, iniciativas, pesquisas, startups, negócios, trajetórias, experiências e provocações relevantes para influenciar uma mudança positiva no mundo e na cidade. Inclusive, dois inspiradores internacionais vão participar no formato de live: Stella Maris SanMartin, que vai abrir o painel dia 20 de abril pela manhã e o especialista Charlie Fink, colunista da Forbes dos Estados Unidos e e ex-presidente criativo da Disney. Essas duas palestras acontecem no Centro de Convenções da UFSM.
A partir desta sexta (24), as inscrições abrem para a comunidade em geral. Ou seja, quem deseja participar do evento pode se inscrever. Fabiane afirma que o Dia Mundial da Criatividade só tem sentido quando as pessoas participam, pois o objetivo do encontro é justamente esse.
– O resultado do nosso evento depende do engajamento e da intensidade estabelecidas na cidade. É por isso que conto com a coragem de toda a comunidade de Santa Maria para fazer uma revolução criativa! – convida a líder local.